sábado, 18 de dezembro de 2010

A um passo do manto da invisibilidade

O Feiticeiro Harry Potter


Novo material flexível que manipula a luz pode tornar realidade  a ficção dos livros e filmes do feiticeiro Harry Potter
Num dos livros do Harry Potter, o jovem feiticeiro recebe como presente uma antiga capa que é capaz de tornar invisível aquele que a usa. Na adaptação ao cinema, os efeitos especiais conseguem dar vida a este manto da invisibilidade. 

Mas uma descoberta de uma equipe de físicos escoceses pode em breve tornar real o que até agora era ficção.
O novo material flexível que os investigadores da Universidade de St Andrews, liderados por Andrea di Falco, descobriram é capaz de atuar sobre a luz que é visível ao olho humano. Este é feito de um polímero facilmente disponível e de um suporte de silício, que apelidaram de “Metaflex”. É capaz de interagir com um comprimento de onda de 620 nanômetros, o que corresponde ao limite entre o laranja e o vermelho. Logo, um objeto pintado unicamente desta cor escapava ao olhar humano. Resta tratar de todas as outras cores.
Tornar um objeto invisível implica que este não absorva a luz, permitindo que esta flua e se espalhe em seu redor. Mas a luz tem tendência a deslocar-se em linha reta. Daí que seja preciso inventar um “metamaterial” de forma a que as ondas de luz continuem a sua rota sem perturbação em redor do objeto – que desta forma fica “escondido” dos olhares, independentemente do ângulo de visão. Existem já materiais capazes de desviar a luz, mas só funcionam com comprimentos de onda superiores ao da luz visível. Os que permitem a invisibilidade diante do olho humano só funcionaram até agora em superfícies duras, o que torna impossível a fabricação do manto.

-que isso ñ caia na mão de pessoas erradas!! MUHAAAAAA(risos do mal)

Um comentário:

  1. o harry potter com um manto desses e numa escola cheia de miudas giras ....como é k ele nao o soube usar bem xD

    ResponderExcluir