sábado, 7 de maio de 2011

Piercing no Septo


Falemos hoje da história de um dos piercings que, aos olhos de muitos, é (como mínimo) engraçado. Parece piada, mas a verdade é que às vezes é difícil separar a imagem de uma pessoa com um piercing no septo nasal da imagem de um touro com septo nasal... Aliás, é por isso que esta modalidade de piercing demorou em entrar la Europa.
E também, em muitas ocasiões este piercing pode ser chamado como “Piercing de Touro”, pelo qual , a “piada” tem sentido.
Mas paremos com essa história e vejamos logo um pouco a respeito da história dos piercings no septo nasal.
Após o piercing no lóbulo das orelha, este é (provavelmente) um dos piercings mais antigos e comuns nas diferentes culturas do mundo. Podem-se achar rastos deste piercing na pré-história e, dependendo da zona do mundo, a perfuração varia em pequenos enfeites com penas e colmilhos, até grandes pedaços de madeira com um diâmetro de arrepiar.
Este piercing é muito frequente nas culturas guerreiras, e tal vez seja justamente por produzir arrepios ao vê-lo. Na Nova Guiné é muito comum usar piercings com ossos e colmilhos de porcos, por exemplo o “Otsj”, um grande tampão de osso que chega a medir 25 milímetros de diâmetro. Geralmente o “Otsj” era de ossos de perna de porco, mas algumas vezes algum guerreiro mais ousado usava ossos de inimigos derrotados...
Na Papua Nova Guiné, os Bundi, colocavam um ramo fino de planta de batata como sinal de entrar na vida adulta (uns 20 anos). É normal a perfuração do septo nasal como ritual de iniciação, que dependendo da cultura irá mudar a idade, que geralmente vai entre os 9-10 anos aos 22.
Os Aztecas também amavam este tipo de piercing, com joias feitas em ouro e jade para mostrar sua posição social. Também os indígenas Kuna de Panamá usavam grossos anéis de ouro puro.
Na Ásia é também muito popular: na Índia, Nepal e Tibete usavam um brinco chamado “Bulak” que era tão grande que para comer era necessário tirá-lo. As tribos da América do Norte também usavam este piercing de forma popular.


Bem, todo mundo me pergunta se doeu, não vou mentir, o meu doeu MUITO, além da dor é bem agonizante vc sentir o cateter 'pendurado' no seu nariz, seu olhos lacrimejam muito #FATO, e seu nariz começa a cossar, então é tenso!
Mas é lindo né?!
Então vale a pena ser chamado de touro!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário