quarta-feira, 8 de junho de 2011

Coelce troca lixo por descontos na conta de luz

 Trocar lixo reciclável por descontos na conta de luz. Essa é a ideia do programa Ecoelce, da distribuidora de energia elétrica Coelce, pertencente ao grupo Endesa. O projeto, que completou três anos em janeiro, já contabilizou 7,5 mil toneladas de resíduos recolhidos que se transformaram em R$903 mil em créditos na fatura de energia. Atualmente, 220 mil clientes estão cadastrados para usufruir dos benefícios do Ecoelce.
  Latas de bebida, copos, garrafas de plástico, embalagens longa vida, vidros, plásticos, ferro em geral, apostilas e livros velhos estão entre os materiais que podem ser reciclados. O óleo de cozinha usado também pode ser doado e reutilizado: desde seu início, o programa já arrecadou aproximadamente 20kg de óleo, gerando cerca de R$6 mil reais em bônus na conta de energia.
  Para aderir, o titular da fatura deve solicitar à empresa um cartão Ecoelce, que conta com um chip, onde ficam registrados os dados do cliente. Ao levar os resíduos reclicláveis para os postos de coleta, é feito na hora o crédito na próxima conta. Caso o valor da bonificação seja maior que o débito, o excedente acumula para a próxima fatura.
  Atualmente, 29 postos de coleta do programa funcionam no Estado, sendo 20 em Fortaleza e Região Metropolitana e 9 no interior. O Ecoelce chegou a ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONS) como um dos projetos que estão ajudando a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além disso, foi escolhido também como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado ao Pacto Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário