quinta-feira, 21 de abril de 2011

'Skins' termina boa temporada sobre identidade e aceitação, mas segue com futuro sombrio

Série inglesa finalizou bem apesar da baixa audiência, e se prepara para uma nova - e incerta - era



     Saiu de cena há algumas semanas a quinta temporada da polêmica (ainda é?) série inglesa Skins, exibida pelo E4 Channel por lá, e no Brasil pela HBO Plus e VH1 Brasil. Assim como ocorreu outras duas vezes, um novo elenco foi formado, apagando de vez vestígios dos personagens anteriores e dando nova cara aos drama "reais" de jovens ingleses. E depois de tantos anos influenciando diversos outras séries pelo mundo, o seriado aos poucos começa mostrar sinais de desgaste, mesmo amadurecendo e deixando de lado o excesso de cenas de sexo e drogas. A audiência caiu consideravelmente nesta temporada, que finalizou com apenas 600 mil telespectadores contra 1,1 milhão da temporada passada.



Começar dar sinais de desgaste na quinta temporada, hoje em dia, é um privilégio para poucos.  No entanto, o caso de Skins é meio perigoso. A ousada atitude de mudar de elenco à cada dois anos, mesmo que um ato para evitar a escassez criativa também, de certa forma, trai a audiência que fica sem saber o destino final dos personagens. Parece um pouco de preguiça dos produtores cortarem as estórias no meio e assim evitar o clímax que é um marco em qualquer série de drama. A ideia de que foi mostrado apenas um frame da vida de um jovem qualquer, cai por terra, já que muito das estórias narradas, são cercadas de absurdos pouco verossímeis. É aguardar pra saber se esse filme que promete contar o que ocorreu nas duas fases anteriores, realmente saia. Mas uma coisa é unânime entre críticos e fãs do seriado: a temporada que apresenta os personagens é, geralmente, a melhor. Na duas fases anteriores, um acidente e uma doença conseguiram segurar o ritmo das respectivas temporadas seguintes, mas não foram episódios tão memoráveis quanto o do conflito entre um amigo muçulmano e um gay, ou um sobre o garoto africano e o choque cultural ao ter de abandonar sua terra, e ter de viver em Bristol, por exemplo.


Nesta quinta temporada conhecemos novos personagens e dramas, mas algumas situações que remetem à outras já usadas antes (segundo sinal do desgaste). Quando falei aqui que o primeiro episódio dessa nova fase foi o melhor, não foi à toa. Se a personalidade e o amadurecimento são de praxe os principais assuntos tratados no roteiro em outras fases, agora, saem os personagens mais seguros e em busca de ultrapassar seus limites e caminhos, e entram àqueles que buscam uma identidade e aceitação. Óbvio que essas duas características já foram utilizadas antes, porém, em tempos de debate sobre bullying, esta temporada começou de maneira surpreendente e finalizou de forma espetacular. Isso graças a personagem de Franky (Dakota Blue Richards), uma jovem insegura, que tem dificuldades em se encontrar. Sexualmente ela é perdida e isso se reflete em sua aparência e atitudes. Enquanto temos os outros pertencentes às suas tribos e buscam aceitação de seus familiares, principalmente, ela se difere e busca sua própria aceitação. Afinal, Franky já tem essa aceitação, não coincidentemente, de pais homossexuais. No final temos tudo para ilustrar que ela está no limite, é 'induzida' a ter uma relação homossexual, uma bissexual e até finalmente uma heterossexual. Corre perdida na floresta e termina no melhor estilo do filme À Deriva de Heitor Dhalia que também trata sobre adolescência: fica à beira de um precipício. 




É esperar para saber como vão lidar com essas questões levantadas. Com a saída de um dos produtores, que diz esgotado seu potencial de desenvolvimento de novas situações e histórias para a série, o futuro de Skins está garantido para mais uma temporada e provavelmente a última.

Nenhum comentário:

Postar um comentário